Saúde no contexto digital

Diferença entre “saúde digital” e “saúde no contexto digital”

 

Quando pensamos em saúde digital a única certeza que se tem é a de que estamos falando em tecnologia e saúde no mesmo contexto.

Só que existe uma diferença grande entre a expressão “saúde digital” e “saúde no contexto digital”.  

A saúde digital é um ramo que visa a utilização da tecnologia para tornar mais eficiente o fluxo de informações e os atendimentos médicos. Um exemplo simples da saúde digital é a prática da teleconsulta, onde o paciente tem seu atendimento de forma síncrona ou assíncrona com um médico que pode estar a dezenas ou até centenas de km’s de distância.

Já a saúde no contexto digital é um assunto bem mais abrangente, pois engloba muito mais peculiaridades, que tanto podem ajudar como prejudicar a saúde como um todo. Veja:

  • Impactos e benefícios do ambiente digital na saúde mental
  • Impactos e benefícios do ambiente digital na saúde física
  • Impactos e benefícios do ambiente digital na vida social

 

Impactos e benefícios do ambiente digital na SAÚDE MENTAL.

Aqui, impactos e benefícios andam lado a lado. Talvez seja um dos maiores desafios da atualidade saber lidar com equilíbrio neste caminho.

Para aproveitar os benefícios do ambiente digital, pode-se aprender um idioma, aprender sobre música, buscar respostas para quaisquer problemas que possam roubar o equilíbrio mental, ler sobre curiosidades que – apesar de passarem a sensação de “perda de tempo” – na verdade promovem um estado de relaxamento no nosso sistema.

Quanto aos impactos, o excesso no uso é o maior vilão. O uso do ambiente digital, de forma inadequada, pode causar insônia, ansiedade, depressão, dependência, dificuldade de foco e concentração.

Outro fenômeno que pode acontecer é denominado FOMO (Fear of Missing Out), ou seja, medo de ficar fora. Caracteriza-se pelo medo de perder conteúdo, de ficar de fora do que está se passando e acontecendo no mundo virtual.

Geralmente o tempo excessivo nas redes sociais vem acompanhado da sensação de insuficiência, baixa autoestima, ansiedade e alterações no humor. Parece ser um combo da atualidade.

Exercer controle sobre o modo de utilização e tempo destinado às redes sociais também é buscar sermaissaudável.

 

Impactos e benefícios do ambiente digital na SAÚDE FÍSICA.

Não pense que o ambiente digital causa impactos apenas na saúde mental – apesar de este ser o grande desafio da atualidade. O ambiente digital também está intimamente relacionado com a saúde física.

Buscar informações sobre a saúde física é apenas o início dessa relação. O ambiente digital é um poço de informações tanto no quesito alimentação como exercícios físicos.

Além disso, existem também os apps, celulares e relógios que podem a qualquer momento conferir as métricas do seu sono, frequência cardíaca, corrida, passeio de bike ou até mesmo sua caminhada no final de tarde.

Mas basta um deslize seu e o mesmo smartphone pode ser a causa de sedentarismo, postura inadequada (dores na coluna e pescoço), dores musculares e cansaço visual devido ao uso prolongado.

O mesmo celular que pode proporcionar uma teleconsulta para melhorar a saúde física, pode destruir a saúde física em acidente de carro causado pelo uso inadequado de celular.

Claro que a frase acima é um extremo, mas serve para trazer consciência e ajudar a busca por ser mais saudável em todos os aspectos. 

 

Já parou pra pensar que um acidente de carro, causado pelo uso de celular, revela muitas facetas de um problema? Veja:

  • O foco e concentração da pessoa que utilizava o celular foram afetados;
  • A pessoa que utilizava o celular precisa, no mínimo, verificar sua ansiedade, pois não conseguir esperar chegar ao destino para pegar o celular não deveria ser normal; 
  • O acidente causou risco real ou potencial para a saúde física de todas as pessoas envolvidas no acidente e as que por perto transitavam;
  • A busca para solucionar eventuais danos vai custar energia mental e física que poderia ter sido preservada (ninguém merece ficar dias sem carro esperando o conserto!);
  • Se houver danos materiais, haverá prejuízos financeiros de forma desnecessária (existem 1.001 formas de gastar ou investir dinheiro, mas consertar o carro não é uma boa opção!)
Impactos e benefícios do ambiente digital na VIDA SOCIAL.

Se você nunca viu uma família reunida em um restaurante, todos sentados à mesa, sem trocar uma palavra, porque cada um está usando seu smartphone, provavelmente é porque você faz parte dessa estatística.

O FOMO (Fear of Missing Out) ou, medo de estar fora, talvez seja a causa desse contexto.

O medo de estar fora, na verdade, não serve apenas para as redes sociais. Ele serve também para aquele grupo do trabalho que não para de chegar mensagens.

O medo de ficar fora da vida social digital priva o sujeito da vida social real. A necessidade constante de não perder o que está longe faz o indivíduo perder o que está ali do seu lado.

Se uma pessoa acompanha 600 pessoas nas redes sociais, é pouco provável que ela dê conta de se atualizar acerca dessas 600 pessoas. É uma atividade incessante e viciante.

Enquanto isso, a vida social real, a experiência sensorial com quem está perto é preterida. 

E isso muda a forma de conexão das pessoas num todo. Confira abaixo sinais de que sua vida social está sendo afetada negativamente pelo ambiente digital:

  • Dificuldade em iniciar um diálogo presencialmente com alguém;
  • Dificuldade em flertar sem se utilizar de recursos gráficos das redes sociais;
  • Irritação com familiares que querem interagir presencialmente – geralmente interpretados como inconvenientes por atrapalharem o momento de interação no ambiente digital;
  • Dificuldade em prestar atenção no que os outros falam ao redor, por estar prestando atenção no celular;
  • Necessidade de mexer no celular quando está num encontro com amigos ou familiares, nem que seja rapidamente só pra ver se chegou alguma mensagem no whats ou teve atualizações das redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima