É o fim do Chip da Beleza?

Será o fim do “Chip da Beleza”?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) restringiu os caminhos desse mercado. Entenda:

 

O que é o “Chip da Beleza”?

Trata-se de um implante hormonal que se tornou febre no ano de 2021, alcançando o ápice em 2022.

Celebridades como Deborah Secco, Marvvila, Carol Dias, Flay e Jojo Todynho fizeram uso desse implante, que se apresentava como recurso para melhorar a aparência física, aumentar a massa muscular, reduzir gordura, melhorar sintomas de menopausa e melhorar o desempenho esportivo.

A popularização desse implante, por celebridades e influenciadoras digitais, foi exatamente o que farmácias de manipulação e clínicas de estética queriam.

No entanto, anos depois o resultado apareceu: denúncias foram feitas por entidades médicas. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) foi responsável por muitas delas.

Nas denúncias, era apontado o aparecimento de diversas pacientes com problemas.

Na apologia ao uso do referido chip, era comum ser destacado o alívio dos sinais pré-menstruais, alívio de dor de cabeça, aumento da força, libido e disposição.

No entanto, os efeitos colaterais incluíam alterações na pele (acne, aumento de pelos e de oleosidade), queda de cabelo, problemas cardíacos, voz grossa, aumento do clitóris, dentre outras alterações.

 

A ANVISA

Em razão das denúncias, a ANVISA proibiu a manipulação deste recurso e, recentemente, manteve sua proibição por meio da Resolução nº4.353, de 21 de novembro de 2024.

Nessa Resolução, a ANVISA teve duas condutas:

  • Suspender a comercialização, manipulação e uso para todas as farmácias de manipulação;
  • Proibir a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados, seja por pessoa física, jurídica e veículo de comunicação que venha comercializar ou divulgar tais produtos.

Pretende-se, por meio dessa Resolução, que seja o fim do chip da beleza.
O implante hormonal deve ser utilizado, mediante acompanhamento médico, nos casos em que realmente há deficiência hormonal e não a fim de seguir padrões de beleza, a qualquer preço.

 

⚠️ É preciso cuidado ao visualizar qualquer tipo de indicações de produtos hormonais, principalmente se não advier de médicos. Cuidar o que consumimos na internet é buscar ser mais saudável. É ter saúde no contexto digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima