Como ser mais saudável?
Será que a Inteligência Artificial sabe exatamente como ser mais saudável? Veja os acertos e erros da IA nessa previsão.
Ao perguntar “como ser mais saudável” para a IA, tem-se os seguintes tópicos como resposta:
- Alimentação 🍉
- Hidratação 🚰
- Sono 💤
- Exercício físico 🏃🏾♀️
- Evitar substâncias nocivas 🚬
- Cuidados com a saúde mental 🧠
- Exames preventivos 🩺
- Evitar a luz artificial antes de dormir 📱
De fato, atentar-se para esses pontos fará a pessoa mais saudável.
Entretanto, é preciso analisar seu próprio contexto para visualizar até que ponto essa “receita de bolo” deve ser seguida.
Cada indivíduo vive um contexto, rotina e modo de pensar diferente. Então se você tem vontade de ser mais saudável, não se apegue às receitas de bolo.
Tentar seguir à risca o que dizem por aí pode gerar mais cobranças, sensação de impotência e ansiedade.
Por isso, pergunte-se: Será que todo mundo precisa de exatos dois litros de água por dia? Será que todo mundo gosta de correr? Será que todo mundo tem dinheiro pra fazer exame preventivo e consultas com especialistas anualmente? A resposta parece óbvia.
Ser mais saudável precisa ser pensado por uma ótica diferente. O termo precisa ser humanizado. Personalizado. Assim parece ter mais efeitos no bem-estar geral.
O que fazer para saber uma forma coerente de ser mais saudável?
Descubra qual é seu maior desafio no dia a dia. Quais as situações que mais te afligem?
- Excesso de ciúme?
- Procrastinação?
- Chegar sempre atrasado?
- Autoestima baixa?
- Gastar muito tempo nas redes sociais?
- Falta de paciência?
- Não saber dizer “não”?
- Muito estresse?
- Dedicar pouco tempo à família?
- Sobrepeso?
- Vontade excessiva de gastar?
Veja que essa segunda lista em nada se parece com os primeiros itens – relacionados à alimentação, sono, hidratação, etc.
No entanto, se alguém tem dificuldade com um dos pontos da segunda lista, busca técnicas para lidar com esse problema e obtém êxito, será mais saudável e poderá alcançar mais bem-estar do que tentando fielmente beber 2 litros de água por dia ou fazendo exames anualmente.
E mesmo assim, partindo dessas perguntas, ainda não haverá “receita de bolo” para acabar com a procrastinação, ciúme ou sobrepeso.
O que existe de forma ampla é o conhecimento sobre cada um dos temas. Existe um caminho para a solução, diferente para cada pessoa.
Então, caberá a cada indivíduo literalmente andar até a solução.
Não basta apenas ler ou assistir aos vídeos que expliquem o que fazer. É preciso ter a experiência cognitiva e sensorial de sair do problema até a solução daquilo que o impede de ser mais saudável.
IDENTIFIQUEI MEU MAIOR DESAFIO. E AGORA?
Se você identificou seu maior desafio, parabéns!
Identificar e assumir um erro não deve ser motivo de vergonha. Pelo contrário: você está diante de uma oportunidade de crescimento.
Muitos artigos sugerem práticas como “anote suas emoções em um diário físico ou digital, para identificar padrões”.
Mas é preciso ser realista em todos os sentidos: talvez você e outros 95% da população não tenham como puxar um diário no meio do ambiente de serviço para anotar um problema!
Então se você errou, talvez não dê pra anotar. Mas com certeza você pode pelo menos assumir o erro mentalmente, na hora, e se dispor a não repetir da próxima vez.
Tente quantas vezes forem necessárias, só não passe despercebido normalizando o erro. Haverá acertos, erros, acertos e erros de novo, mas tenha certeza de que se você acertar na metade das vezes, já deve se sentir orgulhoso por estar sendo mais saudável.